sábado, 16 de abril de 2022

OS “MEUS” OVOS (Páscoa 2022)

 

OS “MEUS” OVOS

(Páscoa 2022)

"МОЇ ЯЙЦЯ

(Великдень 2022 року)

"MEINE EIER

(Ostern 2022)

 

Não seria bem isto que pretendia dizer, porque na verdade estes zigotos são de uma das “minhas” galinhas, que, quando ainda sem penas, se viu confrontada com uma intensa luta para quebrar a casca do ovo que lhe tinha dado origem, e assolapar-se na palha de um ninho de serradura que por ela esperava, protegida por um aconchego impostor e pela quentura de umas lâmpadas de raios infravermelhos da sua “máquina progenitora” -artimanhas para enganar um ser.

Até parece que isto não tem piada nenhuma, mas tem. É que esta criatura já nasceu evoluída; veio ao mundo, com uma característica diferente das outras; “nasceu” com uma cloaca modificada, de acordo com a fresca tecnologia, que lhe permite fazer a certificação dos productos do seu trabalho – suspeito de que seja uma impressora laser. Isto é que é comodidade! Grava mesmo tudo!? Data de validade e “ambiente” de produção; se é biológico, do solo, ao ar livre ou em gaiola… e mais ainda: o país onde foram expurgados e um código da entidade certificadora, responsável pelo producto, mas não pela suposta galadela – caso haja acontecido. Ah, já se me ia varrendo da ideia; nos acondicionamentos é ainda editado o tamanho diametral da cloaca da poedeira; S (pequeno), M (médio), L (grande) e XL (extra-largo) – o galo que pense duas vezes p’ra não fazer má figura.

Como se pode observar, já nem às galinhas é concedida a liberdade de opção. Pôr ovos chocos, só os “galos” (porque ninguém os compra).

Acho tanta graça a estes estratagemas, que em vez de andar p’raí armado em “tótó” na pesquisa de arranjos exóticos para a todos endereçar com muita alegria, (pelo menos assim é “escrevido”), cingi-me à simplicidade dos meus haveres, que com bem-querer fotografei. Os “meus” ovos.

 

A todas as criaturas de boa índole, quero desejar uma Páscoa Repleta de Alegria.

E também a todas, meu mais fraterno Abraço.

Infelizmente, tenho a noção de que este desejo não toca a todo o Mundo, mas… este, é mesmo o meu espontâneo anseio, DIRIGIDO ÀS CRIATURAS TODO O GLOBO!

 

António Figueiredo e Silva

Coimbra, 16/04/2022

 

http://antoniofsilva.blogspot.com/

 

Nota:

Faço por não usar o AO90

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário