“TUBEIRA
DE REACÇÃO”
“REACTION
TUBE”
"REAKTIONSROHR"
“REAKSIE
TUBE”
(DETA Linhas Aéreas de Moçambique)
(DETA
Mozambique Airlines)
(DETA
Airlines van Mosambiek)
Estou
cansado da presumida exposição de farpelas “estéticas”, corpos talhados a
cinzel de sublimada aparência, guarnecidos de sorrisos de deleite previamente
montados para uma captação rigorosa a reservar para um futuro que com celeridade
se aproximava e onde agora, toda essa beleza se desvaneceu. A osteo-oxidação da
vetustez tomou conta de tudo isso, deixando apenas a saudade e a lembrança de
tempos, que o próprio tempo há devorado.
Surgiram os grandes aeroportos, onde antes eram cerradas florestas capilares; algum do “arvoredo” que ainda possa existir, é ralo e alvo, como flocos de neve a caírem na manhã do inverno da vida; as rugas, impertinentes, sulcam a epiderme, apostadas em não deixarem as maquilhagens e os pozinhos de perlimpimpim, entrarem em greve; as cintas, apertadas como cilhas de burro, procuram esconder as panças dilatadas, outrora componentes de esculturais físicos, montados sobre um par de pernas aparentemente bem torneadas – algumas – e engrinaldados retesados bustos, que, só de olhar, a bomba hidráulica do sistema vascular andava muito perto de entrar em cavitação; as banhas assenhoraram-se da formusura e o andar já se acentua de ligeira claudicação – em algumas/uns.
E sinto-me fatigado, porquê? Porque não
foi somente àqueles que envergaram essas fardetas agarrados aos “comandos dos
pássaros-de-ferro”, a esses outrora corpos “esbeltos”, especialistas em equilibrar
e manipular tabuleiros repletos de sandes ou recipientes com chá, café ou
laranjada nem aos outros, “comandantes” de carga e recepcionistas de terra, que
o nome de DETA Linhas Aéreas de
Moçambique, se propagou por todo o território e além-fronteiras!?
Não. Por detrás de todo esse emaranhado de
elementos “presunçosos”, bamboleavam as batas brancas, dos “médicos” e “veterinários”
da aeronáutica, que asseguravam com cuidado e milimétrica precisão, o bom
funcionamento das máquinas voadoras, para que tudo corresse bem. Eram eles que,
formando coesas e organizadas equipas, perdiam muitas noites em investigação para
a resolução de avarias, com o objectivo de que a toda a tripulação e passageiros,
pudessem ser garantidos o máximo conforto e segurança nos voos internos ou
internacionais.
Eram técnicos em aviónica, técnicos de manutenção com cursos de habilitação aos
diversos aviões, especialistas em acessórios, hélices, casquinheiros, etc.
Foi também e principalmente, graças a esse
pessoal, quase sempre remetido para o anonimato, que a DETA Linhas Aéreas de Moçambique, sulcou parte dos céus do nosso
globo e creditou a sua confiança nas pessoas que as utilizaram para chegarem
aos seus destinos em segurança.
Lamento, mas vou ter de abrir as outflow valves, porque a pressão de
cabine, está a sair fora dos limites.
Desses não existe “faladura”. Devem
cheirar a skydrol.
António Figueiredo e Silva
Técnico de Manutenção de Aviões da DETA
Lincença Aeronáutica nº 122
Especializado em:
- Fokker F-27 Fiendship
- Boeing 737
Com os Cursos complementares tirados na
TAP, dos aviões:
- Boeing 707
- Boeing 747 (Jumbo)
Fui chefe de equipa em:
Fields Aviation
Rand Airport
Germiston – Zuid Africa
Coimbra, 15/08/2020
http://antoniofsilva.blogspot.com/
Obs:
Faço
por não usar o AO90
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