sexta-feira, 10 de abril de 2020

A INTENÇÃO


As doenças são os resultados não só dos nossos atos,
 mas também dos nossos pensamentos.

A INTENÇÃO
(Para todos os “Irmãos” da Congregação “Quarentina”)

Estamos no período pascal. Em muitos lugares da terra, existem populações com costumes próprios e exóticos, e usam diversas formas de festejar esta época, que para determinadas criaturas se reveste de enrugada veneração, perante alguns credos.
Há lugares no mundo onde os povos levam este dia muito a sério e festejam-no como se fosse o último, não abdicando, como é sabido, de atulhar o seu bandulho com chicha caprina ou ovina, regada com boa “pomada” – que agora, alguns “alquimistas” argutos também fazem com água. É o dia de Páscoa.
Esta época festiva, que para diversas pessoas é de extrema alegria, e, para outros, uma forma encapotada de arrecadar mais uns vinténs p’ró bornal.
Também há quem não aprove, e assim, não festeje; mas isso é com a crença, o apetite e as possibilidades de cada um - não tenho nada a ver com isso.
Estou cá a pensar, (por enquanto, penso que ainda cogito), que há aqui uns desafortunados que não devem gostar muito deste período, porque lhes é imposta uma pena capital colectiva, marcada por uma massiva degolação, com laivos “inquisitoriais” - tem que ser, e pronto. As vítimas são os caprinos e os lanudos (ou lanzudos).
Na verdade, os ventos da temporada pascal, para esta “gadagem” carregam no ventre um grande azar. São condenados à degolação sem dó nem piedade, muitos deles ainda em idade de cabriolar, para saciar a satisfação “mórbida” do apetite triturador humano e a sua predilecção pelas “carnes tenrinhas”, macias e suculentas.
Tenho observado que os seus “amigos” productores, criadores com muita “ternura”, estão enrascados com a deportação destes animais para os sítios de matança; o seu escoamento não se tem verificado com é usual nesta época do ano, por causa da pandemia que por aí anda esparrinhada e tem forçado as pessoas um recolhimento conventual, que, apesar do aborrecimento que provoca, também induz alguns benefícios.
Pelo menos, possibilita-lhes realizarem uma introspecção para aferir consciência ou, se dela forem desprovidos, para pensarem, com tempo alargado, na maneira mais “airosa” de poderem lixar o parceiro, tão depressa a crise termine. É uma óptima habilidade de matar o tempo de “reclusão, e, se depois da crise, aparecerem alguns desacautelados, é chegada a altura de aplicarem com “distinção” e perícia, toda a sua “sapiência”, e… zás. Choupa entre os cornos. Aguenta Zé.
Por outro lado, há seres que devem sentir-se satisfeitos com este estado catastrófico, que certamente irão aproveitar para justificar muitos erros desagradáveis, por deliberações mal tomadas e ideias mal concebidas.
Entre eles estão aqueles que também elogiam a festança não com um lampejante discurso aclamado por um hipócrita bater palmas, mas através de um sincero e inocente bater de cascos, em sinal de contentamento por verem o seu “gorgomil” afastado da lâmina da “naifa” – por uns tempos. Esses seres, são, a carneirada. Parece que estou a vê-los a saltar e a dar mééés, de contentamento.
Naturalmente que todos, pertencentes à carneirada ou não, devem estar a reflexionar, “há males que vêm por bem”.
De qualquer forma, “irmãos da vida monástica”, que estais em “quinzentena” – até ver - esqueçamos a “carneirada”, e vamos continuar com o nosso espírito de clausura e meditação, a ver se conseguimos interiorizar que a vida tem um valor fátuo, como tal, relativo – muitas vezes não aquele que lhe queremos dar.
Com é nosso dever zelarmos uns pelos outros, continuem a conservar o tino e a manter o enclaustramento, para o bem de todos, e, consequentemente, de todo o Mundo.
E porque é quadra pascal, a todos vós, mesmo àqueles que se encontram nas partes mais recônditas do Globo, DESEJO UM DIA DE PÁSCOA REPLETO DE ALEGRIA – se mais não puder ser.

António Figueiredo e Silva
Coimbra, 10/04/2020
Nota:       
Ainda resisto ao AO90


    
 

Sem comentários:

Enviar um comentário