terça-feira, 21 de maio de 2013

O PEDRITO



A história (real) inserida assomou-se-me à memória,
por causa da lei para adopção de crianças,
por figuras com pulsões à margem da
normalidade. Eu considero um
paradoxo legal (se vingar).
Cada porca, com seu parafuso.

PEDRITO
(Uma história real e comovente) antilogia


No fim da brincadeira, ele surpreendeu-me e comoveu-me pela meiguice e pelo desejo manifestado nas suas “inocentes” palavras. Um menino de tenra idade, mas com a vida já bastante causticada e certamente a personalidade deformada, pela presumida indiferença dos seus “criadores”. A convicção simples e a ternura com que as pronunciou nunca mais sairão da minha memória e são um testemunho de grande peso, além de muitos outros, que atestam a podridão em que se encontra a nossa sociedade, estigmatizando muitas crianças que nunca virão a encarar com bons olhos o futuro que lhes vai pertencer e a sociedade que as não soube proteger da irresponsabilidade de quem os “cria”.
Cada vez que vou à baixa Conimbricense, disponho sempre um bocadinho do meu tempo para umas brincadeiras com o puto, que por sinal é bastante castiço e conversador. Nota-se a vivacidade no seu olhar, mas quando abstraído nos seus folguêdos, existe um toque de tristeza no semblante da sua face angelical.
Acabei por saber que Isabel, sua mãe, é bastante fria e ostracizadora para com ele. Na sua rude e abandalhada maneira de ser, não lhe dá o “pão” que ele mais necessita para uma vivência sã: o carinho. Ela “trabalha” como polidora de esquinas, subsidiada pelo rendimento mínimo garantido, incentivo do Governo para quem quer poupar o trabalho, e mais alguns proventos de pouca lisura que provavelmente se situam fora das linhas estabelecidas pelos usos e costumes considerados normais, da sociedade em que vivemos.
O Quim, seu pai, (?) que pega de empurrão, não dá ao Pedro qualquer ponta de atenção, até porque saiu de casa há uns tempos largos para abraçar uma nova vida híbrida, onde as massagens rectais são a normalidade do seu viver.
O “padrasto”, que é da mesma laia mas de vícios diferentes, em relação à criança, nem aquece nem arrefece. Com uma indiferença bem marcante, é como se aquela alma pequenina não existisse.
- “Noutro dia bi o Quim na Televisão in Lisboa, com mais muitas pessoas” – confidenciou-me o Pedrito na sua esperta inocência! Disse à minha mãe, olha ali o Quim!... Ela disse que num era, mas eu sei que era!? - Criança sim, mas tolo, não!? 
Indaguei junto da vizinha, a Ti Gertrudes, dona de uma pequena mercearia e algumas moscas, tendo-me ela segredado que o pai do menino tinha ido a uma manifestação de panascas em Lisboa e que realmente apareceu no meio de uma cena reportada pela TV.
Coitada da criança!... -Disse ela em tom piedoso. Com um pai que é assim, um “padrasto” que não presta e uma mãe que vale outro tanto, o que há-de ser desta criança? Não têm juízo. Mandam-nos vir e depois é como se vê?!
Que dureza de carácter e perfeição formativa poderá vir a ter este menino e outros à sua semelhança, metidos em pútridos ambientes como este? Se o solo é ruim, dificilmente dará bons frutos.
Ele andava a brincar com uma bolita. Quando me viu, largou tudo e correu ao meu encontro.
 Acedendo ao seu convite, voltei a ser criança como ele e entrei no jogo, como o gato e o rato. Por ali andamos uns largos minutos, procurando minorar a falta de atenção que lhe era “negada”, até que os compromissos me bateram à porta e eu tive que me despedir daquela agradável criança.
De mansinho, chega-se a mim e diz-me com ternura:
-“Faz de conta que és meu pai”!?...
A surpresa e a comoção foram de tal ordem, que fiquei quedo, atónito e gago!...
“Faz de conta que és meu pai”!!!
Dá que pensar!...


António Figueiredo e Silva
Coimbra 25/03/205

*Este acontecimento passou-se há poucos dias,
 com um amigo meu chamado Paulo, único
 nome verdadeiro nesta história comovente.



Sem comentários:

Enviar um comentário