terça-feira, 7 de outubro de 2014

A DISCÓRDIA




Para criar inimigos não é necessário
 fazer guerra, basta dizer o que se pensa.
(Martin Luther King)

A DISCÓRDIA
(destilação)

Naturalmente que é humano cometer-se um erro, porque a vastidão do conhecimento e a diversidade de pontos de vista que o constituem a isso pode levar; porém, não reconhecer o erro cometido ou voltar a realizar o mesmo ou análogo, já do domínio da idiotice.
E quando a burrice já é uma burrice já fermentada por uma vaidade sem alicerces, por vezes dá origem a tremendas batalhas campais, com prejuízos entre os contendores; isto só acontece, porque um deles manifesta o que pensa, o outro não gosta de ouvir, e, do alto da sua fantasiada alcândora, com o discernimento assente em tábuas podres de doentio caciquismo se põe a uivar, criando uma situação de hostilidade entre ambos, quiçá desnecessária.
A auto-entronização é uma maleita que, troteando como um cavalo sem freio, vem dominado as mentes mais flácidas da sociedade em que vivemos, onde a probidade é dúbia e a “consciência” está repleta de enfermidades, o material necessário para concepção e consequente despoletamento da inimizade.
Quando o indivíduo confina a visão periférica do seu pensamento a um horizonte limitado por duas “palas de couro”, fica sem capacitância para armazenar, moer e diluir lentamente os grãos da verdade que lhe são expostos, e deste modo é levado a reagir intempestivamente, muitas vezes sem razão. Assim se cria um inimigo.
Restringir ou deturpar a verdade é apanágio dos fracos, porque teimam em não quererem entendê-la, para ilusoriamente se sentirem “livres” à revelia das suas condicionantes; se alguém lhes aponta o dedo expondo o desacerto em que vivem, inflamam repentinamente a pólvora da discórdia.
Caboucar no filão onde a dignidade não existe, é o caminho certo para a divergência sem declaração de guerra, porque a fraqueza de espírito não admite correcções, por muita realidade que elas consigam incluir.
Martin Luther King estava certo.
Para criar a discórdia, basta dizer o que pensamos.

António Figueiredo e Silva
Coimbra, 7/10/2014
www.antoniofsilva@blogspot.com  

 
  

 


Sem comentários:

Enviar um comentário