OS BRONCOS

 

“A falta de educação,

é a mais severa de todas as deficiências”

(In O Pensador)

 


OS BRONCOS

(A parolice e a falta de decoro)

 

Se não fosse verdadeiro o uso, por vezes abusivo, destes dois vocábulos, (parolice e falta de decoro), eu não me teria dado ao trabalho de vir aqui tecer esta crítica maliciosa, porém necessária, dirigida a todos aqueles que não se sabem comportar como gente educada, quando utilizam os meios de comunicação.

Esta catanada é dirigida a essas pessoas parvas, ignorantes e com o senso depauperado na falta de educação, que se arrogam a traçar vernaculismos de mau gosto, (não sabem dizer mais nada), quando pretendem rebater pareceres de alguém, que muitas vezes até têm valor.

É do debate que muitas vezes germina a conclusão; contudo, se este se transformar em altercação, aí já o fim será diferente; quase sempre, não leva a lugar algum, a não ser ao desentendimento, e este, ao insulto.

Não é mentira que nas páginas do Facebook existem uma série de marmanjos, que são especialistas em fomentar a falta de civismo, sem terem a mínima a noção de que esse seu aparvalhado comportamento, presta para conspurcar a comunicação entre pessoas de bom senso.

Será que esses pusilânimes “artistas”, não conseguem enxergar que o seu saber e o seu civismo estão em franca putrefacção e enjoam quem deles dá conta?!

Como estátuas inertes, esse idiotas colocam-se em frente dos ecrãs dos seus telemóveis ou computadores, a coberto da noção, – utópica e fantasiada -, de que estão sozinhos, que ninguém vê, e lançam-se a artilhar baboseiras e outra metralha de mau gosto, que só serve para acicatar as pessoas de boa índole, que quando não replicam, até são capazes de indulgenciar as baboseiras lançadas, com uma justificação pessoal; pobre coitado, que não sabe o que diz.

Essas cáfilas, têm que interiorizar que não estão sozinhos; que a comunicação feita através da internet, não é só sua pertença; é sim, um universo à parte, dentro do próprio Universo onde vivemos.

Como tal, devem regular o seu, (deles), sistema nervoso, no sentido de ponderarem a suas atitudes tendenciosas e aburricadas, sem nexo e inconvenientes; danificam-lhes a ”imagem”.

A vida é uma lição. Enquanto existem aprendam. Afastem da cabeçona que não é com a hostilidade que se conquista o apreço.

Tenham tino.

 

António Figueiredo e silva

Coimbra, 15/10/2025

Nota:

Não uso o AO90    

Comentários

Mensagens populares