segunda-feira, 16 de agosto de 2021

RISÍVEL, MAS VERDADEIRO

 

A empáfia não “encurta caminhos”;

“alonga-os”.

(A.   Figueiredo e Silva)

 

RISÍVEL, MAS VERDADEIRO

 



Uma vez que a crónica anterior se referia às estreias, hoje, nem de propósito… deparo com esta “descomunal construção” que faço questão de aqui retratar.

Ao que parece, vai ser edificada pela IBERDROLA, (empresa de energia eléctrica espanhola), uma barragem no rio Tâmega, para suster as suas águas, no sentido de uma futura exploração de fornecimento de energia eléctrica - aos portugueses, claro!

Obviamente que, devido à planeada subida do nível do conteúdo hídrico, entre outras construções, houve a necessidade de proceder à feitura desta “colossal” ponte, que se situa na via que liga Vidago a Capeludos.

Está muito “bonita” e quer parecer-me bem “engenhocada”.

Tem um senão. Ainda não pode ser cruzada pelo trânsito rodoviário – até dava jeito.

Em princípio pensei que estivesse exposta aos raios ultraviovlêta, para que o cimento secasse bem, o alcatrão consolidasse, ou para testagem dos coeficientes de dilatação da sua “complicada” estrutura. Como as dúvidas são sempre os fantasmas do nosso raciocínio, também cheguei a pensar que o seu constructor estivesse a deixar exaurir a voz da sua consciência, até provar a si próprio que ela não iria desmoronar-se.

Afinal, enganei.me, porra! Vim a saber que a sua segurança só será oficialmente “testada”, ractificada e o livre trânsito autorizado, com a consumação de uma INAUGURAÇÃO – há uns meses em falta.

E lá temos que passar por um trecho viário, relativamente mais extenso, porque ainda não apareceu o “marmanjo” inaugurador para concluir a rito “baptismal”.

Bolas! Acabem lá com este caricato cenário.

Se não houver ninguém, - que há de certeza -, chamem-me, que em cinco ou dez minutos eu resolverei o impasse.

Até a atravessarei a ligação montado numa burra, para testar e atestar a sua solidez.

 

António Figueiredo e Silva

Chaves, 16/08/2021

 

http://antoniofsilva.blogspot.com/

 

Nota:

Não pratico o AO90.

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário