domingo, 9 de maio de 2021

MAIS UM (?)

 

A vaidade é o caminho mais curto para o paraíso da satisfação,

porém, ela é, ao mesmo tempo, o solo onde a burrice

 melhor se desenvolve.

(Augusto Cury)

 

MAIS UM (?!)

(Apologia ao Burro)

 


Ora cá estou eu – não podia ficar de fora.

Porque hoje é o Dia Internacional do Burro, cá estou eu para “zurrar” alguma coisa pela defesa daquele que, desde o seu aparecimento à cimeira da Terra, sempre serviu de paralelo e argumento, porém com rebaixada medida, para elevar ao patamar da “inteligência” a real burrice daqueles que realmente a abarcam. E são tantos, que posso afirmar; são mais do que as mães!

Além de conveniente, creio ser assertivo dizer que a burrice de alguns “inteligentes” tem vindo, ao longo dos tempos, a escangalhar a inteligência de muitos “burros”, por estes se deixarem dominar por uma passividade doentia que lhes aperta a “cilha” da razão, tolhendo-lhe a coragem para uma justa e indispensável sublevação. Continuam passivamente no mesmo curral a rilhar palha sêca, e por vezes nem isso.

Digo isto, porque a extrema burrice, não se tem manifestado propriamente nos Burros; contudo, naqueles que se ajuízam de inteligentes - que eu apelido de *intelijumentos. Têm sido esses “judiciosos” de inteligência fracassada, que não chegam se quer às patas do Burro – tardiamente entronado - os criadores e coveiros de toda a miséria e desordem no mundo em que vivemos.

Não sei se é devido a um descrédito de consciência ou se de um enaltecimento a eles próprios, que os “inteligentes” resolveram conceber o “Dia Internacional do Burro”. Todavia, por tantas burricadas “inteligentes” que tenho presenciado, é natural que me subsistam sérias desconfianças, entre a realidade da burrice Humana e a “suposta” inteligência do Burro.

De qualquer forma, sinto-me satisfeito e ao mesmo tempo pesaroso, porquanto, apesar de hoje ser, hipocritamente, o Dia Internacional do Burro, este nobre animal, continua a ser usado como transporte de carga, bombo de desaforos dos espíritos mais revoltados, um escravo dos seus senhores e considerado pelos espertos de inteligência rasa, como um intelectual sem valor. Ora isto, não é verdade.

Um facto quero afirmar - espero que nenhum “burro” me retruque ou escoicinhe; existem Burros inteligentes, e “inteligentes” que são mais burros do que os próprios Burros.

Fico ciente de que o Burro não leve a mal esta minha dissertação sobre a sua imponente figura, as suas qualidades de trabalho e intelectuais, que muito têm contribuído para o desenvolvimento da Humanidade e aferição da inteligência falhada da mesma.

Com esta narrativa de louvor e apreço, espero que o Burro tenha o bom senso não se envaidecer e tente abichar uma “cátedra“ na administração pública, que por certo irá aumentar consideravelmente a enorme récua já lá existente, e depois a palha não chega e o Zé pode não aguentar.

Vamos lá a ter tino na mona, ó Burro!?

  

 

António Figueiredo e Silva,

Coimbra,09/05/2021

http://antoniofsilva.blogspot.com/

 

Obs:

Faço por não usar o AO90

 

*Hibridismo resultante do coito da

 inteligência falhada com a burrice pura.

Sem comentários:

Enviar um comentário