terça-feira, 30 de março de 2021

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

 

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

 

Hoje, no Pavilhão Mário Mexia, em Coimbra, foi-me seringado o líquido, contra a COVID-19, criação do laboratório anglo/sueco Astrazeneca.

Para ser franco, apreensivo e possuído de algum ceticismo, lá permiti que a agulha executasse a sua punção e descarregasse, o que presumo ter sido, o “fermento” para germinação de anticorpos no organismo, tendentes à defesa do meu físico, caso este venha a ser atacado pelos componentes do temido “exército” CORONA VÍRUS.

Bem, mas não foi isto que me motivou a sentar à frente do computador, para teclar a “meia dúzia” de vocábulos, que estão no alforge do meu parecer. Não. O motivo é outro.

Começo por dizer: se todos os centros de vacinação espalhados pelo país, estiverem assim organizados, com a eficácia que neste encontrei, não haverá por certo direito a reclamações.

Desde o rápido aliviar da fila (quando da minha chegada), passando por uma célere, contudo, atenciosa confirmação e inscrição, seguida de uma curta, porém necessária, inquirição sobre o meu estado se saúde, com a interpelação simpática e interessada   de um  entendido em medicina, seguido com um de um afável acompanhamento ao “gabinete” indicado onde me esperava com boa disposição - que por baixo da máscara não se via, mas que as suas amáveis palavras e o seu olhar confirmavam - a enfermeira, naquele momento, destinada para me aplicar a picada.

Armado em tanso, estava a desnudar o tronco (já envelhecido), como se fosse para um “ring”… não, não é necessário; basta baixar o colarinho da camisa e colocar o ombro à disposição – aconselhou a simpática profissional.

Concluída a injectadela, já com a “pedrada” a bater na mona (kkk!), foi-me concedida a escolha de uma cadeira, entre tantas que por ali haviam, e aconselhado a esperar, sentadinho, como um menino, bem comportado – pensei - durante trinta minutos; com a recomendação de que, se sentisse algo de anormal, eu poderia avisar; contudo, as equipas médicas, e não só, não deixariam a sua atenção por mãos alheias – foi-me também comunicado.

Ainda; se tudo corresse bem, quando eu saísse que virasse a orientação da cadeira, para saberem que havia mais uma desinfecção a fazer.

De saída, ainda fui abordado por dois clínicos, cuja preocupação era inteirarem-se de que estava tudo bem comigo e com a minha esposa.

A todas estas prestáveis pessoas, sem quaisquer distinções, faço questão de apresentar os meus mais sinceros agradecimentos.

Bem-hajam.

 

António Figueiredo e Silva

Coimbra, 30/032021

  

   Obs:

O período de tempo que ali passei, foi o suficiente para observar a eficácia do atendimento, a precisão organizativa e o afinado sincronismo de todos colaboradores do SNS (Serviço Nacional de Saúde).

Pelo menos em Coimbra, assim aconteceu.

 

Nota:

Faço por não utilizar o AO90

  

 


2 comentários:

  1. Ontem, também me fui vacinar "Moderna" e a atenção de todos é como descreve. Comparticipo no elogio feito. Obrigado a todos do SNS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem.
      Ao que parece, o serviço foi merecedor das minhas palavras.
      Fico satisfeito.
      Obrigado.

      Eliminar