terça-feira, 7 de julho de 2020

O "MERCADOR"


Compreendo que a “velhice” é uma grande escola,
 se bem que, não descoro que uma vaidade cega,
é uma colossal imperfeição que pode converter-se
 numa ameaça desvantajosa para uma comunidade.
(António Figueiredo e Silva)

O “MERCADOR”

Sinto-me radiante por descobrir que lá dos lados onde nasci e vinguei, apareceu alguém, que, além da política, seu ganha-pão prediletco, é senhor (diz), de uma veia para o mercantilismo, ramo sobre o qual tem lições para dar ao Mundo! Não fosse ele oriundo de uma zona altamente industrializada nas mais diversas vertentes; máquinas de costura, moldes para plástico, cortiças, calçado e chapelaria; sendo esta última, conjuntamente dedicada ao fabrico, não só de chapéus, mas de outros resguardos cabeçais de relevo, como barrêtes, bonés e carapuças, que também têm bastante procura, principalmente nas épocas sazonais eleitoralistas, porque, quando bem esticados, além de manterem a mioleira quente a refogar as ideias vazias de conteúdo, também podem servir de manufacto obstructivo à visão, estreitando o seu horizente.
Sei que ali pelos arrabaldes, subsiste um “formigueiro” de sucateiros, mas nunca me passou pela cabeça, que houvesse uma mente sanjoanina com propensão, vivacidade e sapiência mercantis, para se direccionar à compra de 51 “tipóias” de comboio, já calejadas de tanto andarilhar, (“sucata”), que após uma “curta” convalescença com vista à sua recuperação, consta que serão ofertadas como prenda de Natal e de Réis, num gesto de beneficência ao norte do país. Vão direitinhas, carrilar (?) na linha do Minho. Que sorte vão ter os minhotos! Bai haber festa rija. Ai bai, bai!
“Convictamente”, (não confundir com convincentemente), O Digmo. Ministro, referiu que foi um bom alborque. Segundo argumentou, são para consertar, mas os gastos serão uma bagatela. Compra 51 pelo preço de uma?! É obra! Mas c’óbra!?
Fico contente, porque, graças à sua mestria “comercieira”, soube aproveitar-se da “ignorância” dos “espanhóis, passou-lhes a perna e fez-lhes uma pega de cernelha – deve ter sido mesmo uma ganda negócio!
E mais, ainda se gabarola de ter ficado com uma lição, para dar lições ao mundo, mostrando com este gesto, que não é egoísta.
E, como diz o povo; “Com papas e bolos, se enganam os tolos”!
Gostei muito deste bocadinho.
Os meus parabéns a Pedro Nuno Santos, Ministro das Infra-estructuras de Portugal.

António Figueiredo e Silva
Coimbra,07/07/2020



Nota:
Não faço uso do AO90.

Sem comentários:

Enviar um comentário