quarta-feira, 1 de julho de 2020

"CHALAÇAS" DE "MARAJÁ"


Há uma espécie de pobreza espiritual na riqueza,
 que a torna semelhante à mais negra miséria.

“CHALAÇAS” DE “MARAJÁ”

 A injecção no BES foi para combater o vírus”.
 Enquanto os párias angustiam, há sempre quem ouse galhofar com a negra situação que atravessamos.
Que o sorriso gozador, é uma das suas grandes particularidades, já eu tinha notado; porém, jamais me passou pela cabeça que o Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, fosse capaz de descer do seu dourado palacete, a um tão “rústico palanque”, para se abalançar na concorrência à comicidade, por vezes balofa, de Ricardo Araújo Pereira.
É muito simples, para quem não tem noção de responsabilidade, tomar como mote, uma situação que os portugueses condenam, para persuadir a população importunada e descontente da nação, a rir do burlesco. Só aqui. E só o presumível postulante a “humorista”, António Costa, até hoje o conseguiu fazer. Bem-haja! Foi ridiculamente engraçadíssima a analogia, sem “logia” alguma, como é sabido.
O Ricardito que se ponha à tabela, porque está sujeito a perder o emprego, porque o nosso Primeiro-ministro é muito melhor do que ele. Olarila! O único tafulho de que o Ricardito dispõe, é dizer amen e sorrir, ainda que com pálida côr e sem vontade alguma, mais para fazer o jeitinho, se não pode ser mesmo corrido do panelão do parlapié. Bem, ele não é patego e bem sabe que as arreatas da érea informativa estão nas mãos do Sr. Primeiro-ministro, que, mesmo falando a sério, parece estar a troçar.
Esta da “injecção, para combater o vírus”, deu-me cá uma mocada na bigorna que a deixou a meditar coisas impensáveis, que, pela sua belicosidade, precisam de ser resguardadas no cofre-forte da minha imaginação, bem longe das vistas do público, não vá o Diabo tecê-las.
E para concluir o “ramalhête de cravinas”, ainda argumenta, pluralizando, convencido de “esmerada” sapiência, - a honra lhe seja feita - que “A vacina é para nós ficarmos imunes aos vírus, os antibióticos é (devia querer dizer, são) para combater os vírus” – valente piada!  Isto são raciocínios que não germinam em qualquer em qualquer “triturador” encefálico, por muito brilhante que seja considerado. É obra, caraças!
Aqui é que está a graça, cuja emersão gera nos portugueses um misto de estupfacção comiseração irrisórias, que por alguns momentos anestesiam as dores de calos infligidas pela “agulha volumosa” e mal “desinfectada”, utilizada na dita “injecção para a combater o vírus” que vitimou o BES e de certeza que vai infectar, sem apelo nem agravo, as algibeiras dos pacíficos (na sua maioria) portugueses.
É engraçado, atão num é?!
Sinto algum remorso por não ter “botado” na sua pessoa para integrar a governação nacional, mas, fica para a próxima botadura.

António Figueiredo e Silva
Coimbra, 01/07/2020


Nota:
Opto por não fazer uso do AO90.






                                                                           

Sem comentários:

Enviar um comentário