sexta-feira, 27 de março de 2020

AJUDAR QUEM?!



“O ingrato esquece-se de mil refeições que lhe deste,
 mas reclama uma que não teve”.
(Provérbio chinês)

AJUDAR QUEM?!
(Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros... observe que tudo começa com “um caso pontual”).

Contra o parecer de meia dúzia de “puristas”, não vale a pena ajudar quem não merece. Se isto houvesse acontecido em Portugal, e no sentido oposto, com toda certeza, seria catalogado de racismo. Aí, todos os órgãos relacionados com a comunicação noticiosa, já tinham feito p’raí um chinfrim do caraças; desde o mais reles pasquim ao periódico de grande gabarito; da estação de rádio mais rafeira, ao canal de televisivo mais apreciado.
Pergunto: e isto, é o quê? É mais do que uma manifestação de racismo. Além de racismo, é ingratidão.
A título de achega, é por estas e por outras, que não consigo concordar com as acções do puritanismo hipócrita que está a contribuir para a envenenamento deste (meu) país, emperrando todas as engrenagens que movimentam os organismos de segurança constituídos para zelar, se necessário, com recurso a medidas coactivas criadas para o efeito, para serem usadas na promoção da tranquilidade comunitária; contudo, por causa desse entravamento “moralista”, exagerada e hipocritamente condescendente, estão limitados no empenho do exercício pleno das suas funções.
Ainda há quem tenha dúvidas quanto à existência do racismo; eu não tenho nenhumas. Encontra-se em letargia ou apenas dorme nas mentes odiosas à espera das condições ideais para a sua bruta germinação, desenvolvidas por activistas que se sentem inconfortáveis dentro da “vestimenta” que os cobre; aí, por muitas asneiras que tenham cometido e sejam justamente punidos ou repreendidos por isso, vitimizam-se abrutalhadamente, ostentado a côr da sua pele, a sua raça ou o seu país de nascedouro.
Contudo, observo: os que são ordeiros, que trabalham honestamente, que têm boa formação moral, que são cumpridores dos preceitos instituídos, esses, independentemente da sua côr, crença ou raça, não alimentam em si, a sombra negra do racismo.
Depois desta espécie de prelúdio desabafador que me tolhia, vou debruçar-me sobre o recente acontecimento, ocorrido entre professores portugueses e alunos, em Timor, que ninguém me remove da cabeça, estar impregnado de fundamentos racistas. Como não consigo ficar silente perante isto, obstino em manifestar o meu mais veemente repúdio pelo sucedido, ficando ciente da tranquilidade da minha consciência. Reitero, ficando de consciência tranquila.
Não me entra na cachola que tal forma de desagradecimento se tenha consumado de uma forma tão selvática, desmiolada e ingrata.
Porque “andamos nós” a zarpar para longe, abandonar a Pátria que nos viu nascer, a família e os amigos, para investirmos o nosso tempo em sítios que ficam para além do cu do mundo, por uma razão de causa interiorizada como edificativa, e, na nossa boa-fé decorosa e moralista, que finalmente resulta em agressões tirânicas e falta de reconhecimento? É aborrecido, não é?
Eles sabem tudo e têm tudo na exata medida do pensam; não carecem de ensinamentos nem precisam de nada.  Porque havemos de nos enfadar, para depois sermos considerados virulentos, e, a partir dessa concepção doentia que povoa as cabeças ôcas mais alienadas, “conquistarmos” por “simpatia” rácica, a possibilidade de atrairmos, sob a égide da selvajaria, umas mocadas na cabeçona, uns pontapés nos costelaços, e uns murros na pança, salpicados com um fogo de artifício de indecorosos impropérios? Se mais não houver acontecido, não sei!?
Isto, ao que me apraz sustentar, não foi “nada” – até agora!? Porém, também nada me garante, que não tivesse sido o início de um *“Tabedai”, como justificação inicial fazer trabalhar o *“surik”.
Eu sei que o Ministério dos Negócios Estrangeiros “não é uma agência de viagens” (Augusto Santos Silva) e entristece-me muito escutar estas palavras provenientes do orifício bocal donde vieram; apesar de tudo, penso que o referido Ministério, pode e deve funcionar como tábua se salvação em situações com esta, que estão a viver os professores portugueses em Dili (Timor), após terem “condecorados” com apoteótico reconhecimento oferecido pelos seus alunos, pelos serviços prestados, nas escolas de Baucau.
Ao que li, agora encontram-se, a expensas suas, (os que podem), num hotel, nos arredores de Dili; os que não suportarem o dispêndio de 800 dólares, poderão optar por se enfiarem ou num convento, às tantas escalambrado e a cheirar bafio, vivendo uma vida monástica sem sentirem chamamento Divino para isso, até que os “arranquem” daquele “paraíso”.
Sr. Ministro Augusto Santos Silva… olhe que são gente. Considere agir, antes que seja tarde.
Olhe que tudo começa sempre com “um caso pontual”!?

António Figueiredo e Silva
Coimbra,26/03/2020


Nota:
 Não faço uso do AO90.

*Tabedai – Dança Timoresnse.
** Surik – Espada gurreira Timorense.




Sem comentários:

Enviar um comentário