quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

NATAL


Melhor do que todos os presentes por baixo
da árvore de Natal, é a presença de uma família feliz!
(Autor desconhecido)

Infelizmente, quando a loucura atrofia o cérebro
 e congela a sensatez, o auto-domínio esvai-se
e isso não acontece.
(A.   Figueiredo)


NATAL

Apesar das contrariedades da vida, não quero deixar passar este Natal, uma época festiva dedicada à família, aos amigos, e ao Mundo, sem manifestar os sentimentos que vagueiam no meu espírito.  
É um período “venerado” em que todos apelam e quase juram, perdoar tudo entre si, como se devêssemos despenitenciar apenas uma vez por ano - o que não devia ser assim – para, depois de umas rabanadas umas filhoses e, enfim, umas pantagruélicas barrigadas, regadas com “sumos” etílicos – quem pode – no outro dia esquecer de que somos todos iguais e portadores de defeitos e virtudes que, a verdade seja dita, muitas vezes não estão em verdadeiro equilíbrio. Mas, “no dia seguinte”, depois de passar a “borracheira” de absolvição e dos bons exemplos – verdadeiros ou fingidos - volta tudo ao mesmo.
A selvajaria continua “mimosa e florida”, num ramificado bouquet de rosas murchas, que serve de sustentáculo à corrupção, à ladroeira e à escravidão, em detrimento dos mais débeis.
Velhos, novos e inocentes, apanham pela mesma tabela, que é completamente rapada de escrúpulos.
Não quero dizer com isto, que não existam “NA TERRA, HOMENS DE BOA VONTADE” (e má também) que fazem tudo para promover a “PAZ NO MUNDO”.
Porém, visto não ter tempo, capacidade e paciência, para segurar nas minhas mãos já calejadas pela dureza da vida, a luminária de Diógenes…
QUERO DESEJAR A TODOS, UM FELIZ E SANTO NATAL – apesar de lamentavelmente “sentir” que muitos não irão ter, porque os “HOMENS DE MÁ VONTADE NÃO PERMITEM.
No entanto, penso que se cada um se dispusesse ofertar um pouco do “Natal” que existe em si mesmo, aos outros, o Mundo seria bem diferente.
Talvez um Mundo melhor!
FELIZ NATAL PARA A FAMÍLIA E AMIGOS, E PARA O MUNDO EM GERAL.

António Figueiredo e Silva
Coimbra, 18/12/2019
www.antoniofsilva.blogspot.com  



Sem comentários:

Enviar um comentário