sexta-feira, 5 de julho de 2019

ESTA É "GENIAL"!

“O poder só pode agradar aos tolos e aos predestinados.
Os tolos desejam-no pelas vantagens que dele esperam.
Os predestinados gozam-no pelo que para eles representa”.

(António Salazar)


ESTA É “GENIAL”!

Com a minha fraca erudição, ao interpretar com alguma “deficiência” a citação de António de Oliveira Salazar, fico como o bêbado no meio da ponte, sem saber se aqueles que detêm o poder, são palermas ou predestinados; mas sou capaz de ficar pela primeira premissa, ao analisar o estado caótico e desarticulado que tem perseguido os portugueses, como se tratasse de uma faraónica maldição.
Isto tem sido e continua a ser, uma “seara” abarrotada de pobres de espírito, que tem permitido que, mafiosos, espertalhões e oportunistas, com alguns patêgos manhosos pelo meio - todos sem escrúpulos - descaradamente se vão se orientando, à grande e à francesa, sem que ninguém lhes ponha o freio nos dentes ou tenha coragem de os meter, num estábulo, pocilga ou gaiola por tempo indeterminado.
 O Continente Europeu, não é, por certo, comparado a uma qualquer tenda de feira, onde se regateia o preço de umas cuecas, de umas chancas ou tamancos, de uma samarra ou de um chapéu. É uma coisa muito séria. É dali que provêm as orientações para as diversas nações, agregadas entre si a essa confederação, entre todas acordada e ratificada; como tal, o seu parlamento deve ser constituído por pessoas com idoneidade avalisada, desobrigadas de qualquer mancha ou desconfiança, pendentes na sua carreira política. Logo, não concordo com as palavras do sr. Avaro Amaro, ao afirmar categoricamente que ser de deputado e arguido é “absolutamente compatível”. Só se for na sua cabeça, porque na minha não é, nem na cabeça da maioria dos portugueses - a menos que se encontrem em estado de debilidade mental.
No caso em apreço, entendo que primeiro deviam ser “higienizadas” as desconfianças que sobre o seu “lombo” recaem, e depois poderia seguir o seu caminho, como um papalvo ou como um predestinado – isso já não questiono porque seria ou será, uma opção sua, com a qual nada tenho a ver.
Agora, quanto à infeliz frase, em que o sr. Álvaro Amaro assevera que é “absolutamente compatível” ser eurodeputado e “arguido”, decididamente, NÃO ESTOU DE ACORDO.
E o resto, são cantigas; é aminha opinião.

António Figueiredo e Silva
Coimbra, 05/07/2017
Atenção:Continuo com a minha teimosia
em não utilizar o Novo Acordo Ortográfico.



Sem comentários:

Enviar um comentário