sexta-feira, 28 de junho de 2019

"SINTO PIEDADE" MAS...


A política é o único lugar onde a honestidade
 é sinónimo de ingenuidade.
(Edinaldomkt)

“SINTO PIEDADE” MAS…

É com alguma mágoa que grafo este trecho com aparência nostálgica, porque, ao ver a expressão contida na fotografia inserida por NOTÍCIASAOMINUTO.COM, no feed notícias, olho para a figura que há tantos anos conheço, e contemplo nela uma vincada expressividade amedrontada, triste, interrogativa, melancólica e com algum sentimento de pavor, como se estivesse a insinuar uma interrogação: eu, porquê?  A postura em causa veio constranger-me a emitir algumas palavras de “solidariedade” para com a criatura em causa, se não mais, pela renhida batalha que tem travado para subir na vida no “empreendimento” a que se agarrou como profissão, que é coberto de perigosos mexericos e intrigas “palacianas”, que podem arrumar um monarca do seu trono; esta rota, também está infestada de lobos e chacais, que sempre à falsa-fé, tentam com partidária insistência,  roer os calcanhares de quem por lá andarilha; A POLÍTICA.
Eu até compreendo que o povo fique danado quando fumega algo que lhe cheire a desonestidade na política, mas não se compraz em ser honesto para com o seu semelhante; daí que a política, não mais é, do que o espelho do comportamento desse mesmo povo.
Mas, seja como for, sinto muita compaixão por Álvaro Amaro, porque no desbravamento da sorte, o sacana do azar teima em bater-lhe à porta. Coitado! São os socalcos que aparecem na vida, sem serem convidados e que só servem para atrapalhar a marcha de quem apostou em prosseguir para o campeonato sem ter muita fadiga.
Costuma a “peste grisalha” dizer, que “cá se fazem, cá se pagam”.
Mas estou ciente de que este cidadão não tem nada a “saldar”; deve ter havido por aí um ”equívoco” qualquer nas investigações da Polícia Judiciária, que, apesar de ser considerada uma das melhores polícias de investigação criminal do mundo, pode não ter ido bater à porta certa; não descartando contudo, que não possa ter havido, por inveja fervente em azeite beirão de mau gosto, uma caldeirada escondida de “zanga de comadres”, com uma situação de compadrio incumprida, na mistificação de tudo isto.
Na esterqueira da política tudo é possível; é natural que ele, pessoa de boa-fé, “penso” tarde se tenha apercebido.
Mas seja de que maneira for, sinto-me no dever de manifestar o meu voto de “franca” solidariedade, a este meu “ilustre” e desafortunado conhecido e desejo que a justiça seja feita, porque nem todo o ratoneiro é político.
Ainda bem que o Ministério Público engasgou as intenções da PJ.
Oxalá que tudo dê certo (?).

António Figueiredo e Silva
Coimbra, 28/06/2019



Sem comentários:

Enviar um comentário