segunda-feira, 20 de maio de 2019

“HIPNOSE” POLÍTICA "HYPNOSIS" POLITICS "ГИПНОЗ" ПОЛИТИКА


O mentiroso é sempre pródigo em juramentos.
 (Pierre Corneille)

“HIPNOSE” POLÍTICA
"HYPNOSIS" POLITICS
"ГИПНОЗ" ПОЛИТИКА


Até têm habilidade! Pelo menos na pose.
É certo que, sem se ser mentiroso, na política não se trepa.
Espero bem que a “multidão” que se encontra de boca aberta e mente fechada, “alapada” nas tábuas falsas da incerteza, a assistir ao espectáculo circense agora em veiculação, a caminho da manjedoura europeia, não se deixe embalar pelo paleio papaguiante ou pela fisionomia de preocupação fingida de alguns laparôtos espertos e entre em transe, deixando-se levar por promessas “ambiciosas” que, antes de se converterem em factos, já se esvaíram à nascença, ou nem sequer chegaram a nascer.
As figuras que, à laia de cometas, espigam este “triste” espectáculo teatral, estão empenhadas, não em tratar dos nossos interesses, mas, como sempre, das suas ambições, que até agora não têm sido nada comedidas.
É sempre a mesma coisa; são capazes de descer ao mais baixo nível do patamar social, “curvando-se e abanando o rabo” como cães lamber as botas do seu dono, só com a firme intenção de chegarem ao topo de uma “profissão”, que não devia sê-lo, e, aí chegados, tratarem-nos da “saúde” - que já não é muita; isto acontece, por não serem limitados a um tempo certo de mandato. Podemos enxergar alguns, velhos na idade e velhos na carreira, mas que prosseguem com salientada sofreguidão, a chafurdar - muitas vezes meio adormecidos - na gamela que os alimentam, cheia à custa da escravidão de muitos desgraçados.
Mas continuam a apresentar a mesma ladainha, principalmente dizendo “larachas” enfezadas – não passam disso – que o povo gosta de ouvir, traduzindo-se como tal, populismo puro.
Com essas larachas, os “lavradores” das grandes herdades e os campónios das pequenas leiras e courelas portuguesas, (sem desprimor algum da minha parte) é que devem estar contentes (não sei!?), por vislumbrarem a fantasia de um Erasmus (?), que nem devem ter bem a noção do que é, mas tem um toque fino ao trato e deduzem que fica situado no “estrangeiro”, não sei aonde.
Não tenhamos dúvidas de que os artífices da politiquice são mestres em engendrarem as mais inusitadas artimanhas   para caça ao sufrágio; estratagemas que não lembram ao Diabo, apesar de ser velho e esperto.
Plantam árvores, de tesoura na mão e com relevância fingida apalpam as videiras, abraçam toda agente, mesmo aqueles que por onde o sabão e a água raramente passam, beijocam sem distinção todos os rostos, ainda que contaminados por queratose actínica e são exímios em dar “sim senhor, tem muita razão” ou “eu vou tratar disso” ou ainda, “conto com o seu voto e deixe o resto comigo”.
Outros arengam que, “Tudo tem de estar sempre em pratos limpos quanto à utilização regular dos fundos europeus”. A mim, dá piada, porque os pratos têm andado sempre sujos; os únicos “artefactos” que vejo sempre limpinhos, são os “tachos”.
Concluo que, para os políticos, a realidade e o embuste gozam de reduzida importância; se assim não fosse, nunca seriam políticos. Por isso estou com Eça de Queirós, quando diz que, “Os políticos e as fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo”.
Como em Portugal isso não tem acontecido, somos o repositório onde a Europa despeja as suas insolências.
Lamento!

António Figueiredo e Silva
Coimbra, 20/05/2019


  Nota: abaixo o Novo Acordo Ortográfico.                                                                

Sem comentários:

Enviar um comentário