sábado, 18 de maio de 2019

“AMNÉSIA”


Uma desculpa é pior e mais terrível
 do que uma mentira; pois uma desculpa
é uma mentira disfarçada.
(Alexander Pop)

“AMNÉSIA”

Como tantos outros elementos de colossal intervenção no nosso elenco governativo, na nossa defesa e na economia, ou enterrados a chafurdar na lama da corrupção, promovendo, no escuro, o garimpo do filão aurífero que lhes permitiu terem uma vida sem agruras, mas que, das mais diversas maneiras contribuíram para o afundamento das nossas finanças e da credibilidade do nome de Portugal no Mundo, remendam as consequências desses “propósitos” pouco abonatórios, com frases amnésicas que só a psicanálise e os lorpas podem indulgenciar; “não me lembro”, “não sei”, “não sabia”, “desconhecia”, “já tenho a memória fraca” etc. Também estou a sentir que esse “maldito” achaque já chegou a minha caixa dos pirolitos.
 É verdade. 
Como também não me lembro se alguma vez escrevi sobre o não me lembrar, resolvi fazê-lo hoje, pela simples razão daqueles que, talvez por vontade própria não se quiseram lembrar das enormes burricadas que fizeram, me lembraram de o fazer.
O “não me lembro”, “não sei”, “desconheço”, que eram comportamentos tidos como frequentes, devido às mais diversas reacções do ser humano decorrentes do passar tempo ou consequência de enfermidade, transformaram-se actualmente numa tendência abusiva que não tem nada a ver com mazelas físicas, mentais ou temporais, mas servem apenas como muletas de fuga, quando não há interesse que o conhecimento da verdade seja publicitado e a justiça não seja feita.
Isto é que é uma grande gaita!
Também “não me lembro, ou desconheço” (?) quando aconteceram tais trapalhadas, onde e com quem; contudo, o certo é que têm ocorrido – de cada buraco, sai um rato. Tem sido e continua a ser, o método mais “tolerável”, porém censurado, de esquiva às responsabilidades, quando elas existem, na camuflagem política e não só, e o Diabo as consegue descortinar e trazê-las a léu.
É o recurso manhoso à falta de “lembradura” e à “ignorância”, que tem safo muitas ratazanas da nossa elite de caca, de serem “forçados” a passar umas férias num dos famosos hotéis de Évora ou Tomar – até nem duvido que o não sejam!? – e coagidos a devolver tudo o que por intencional “desconhecimento” e descaradamente defraudaram.
Neste pequeno “rectângulo” situado ao um canto da Europa, ninguém se lembra de nada, ninguém sabe de nada, e ninguém faz nada para acabar com estes “esquecimentos” que resultam quase sempre em indulgências tuteladas por lei.
Ainda agora acabei de escrever e já não me lembro de nada.
Mas que puta de moléstia esta!

António Figueiredo e Silva
Coimbra, 18/005/2019














Sem comentários:

Enviar um comentário