segunda-feira, 20 de maio de 2019

“ABENÇOADO” “BLESSED” “Блажен” “Gesegnet” "מבורך"


A força do desejo da carne, facilmente vence
as barreiras morais do homem insatisfeito.
(Textos Judaicos)


“ABENÇOADO”
 “BLESSED”
“Блажен”
“Gesegnet”
"מבורך"

A ser verdadeiro, fico muito feliz este acontecimento, porque, o índice de natalidade tem andado paralítico, sem se saber bem a causa, e também por saber que aquele homem não é requintado; tanto papa vitaminas como proteínas; é daqueles que tanto gosta de maçãs como de carne, porém com descomunal tendência para a nutrição à base de citrinos, à semelhança de Adão – é, “quem sai aos seus, não degenera”.
Por outro lado, estou convencido que é exímio no aproveitamento daquilo que muitos rejeitam. Digo isto, porque, pelo que tenho observado anda tanta carne boa e tenra, e tanta maçã corada e aromatizada pela frescura, em exposição nas montras da nossa sociedade e parece que ninguém lhes passa cartuxo; dá a impressão de que essa “fruta” e essa chicha  têm menos interesse do que a carne e fruta virtuais exibidas nos “Tablet’s” ou nos “Smartphones”, onde papalvos, revelando alguma alienação, se divertem, rindo solitários e se auto-fotografando, com ar de acentuado narcisismo, numa demonstração, diria, de quem não tem os parafusos bem afinados, ou que lhes falta reapertar algum.
O padre, coitado, certamente que não fez mais do que sucumbir ao chamamento da Natureza que, num assomo congénito e momentâneo, “enlouqueceu” e estimulou um derrame de robusta lascívia, numa instigação à prova da sua virilidade, levando-o a abdicar do “pecador” jejum e da esquisitice, que a outros, muito provavelmente contaminava. A Natureza é surpreendente! Tem tanto e insólito como de engraçado!
Na minha óptica já mostrou ser um padre evoluído, porque, graças ao seu sentido contabilístico, deve ter concluído que as coisas feitas por atacado, reduzem seu custo; houve menos investimento em mão-de-obra.
Mas, voltando à vaca fria:
“E creou Deus as bestas da terra, segundo as suas espécies”. 
E disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”.
E creou Deus o homem à sua imagem: macho e fêmea Ele os creou.”
 Deus abençoou, mas não se esqueceu de dizer: “Crescei e multiplicai-vos e enchei toda a terra e dominai-a!” – pelo menos é o que está escrito.
Naturalmente o sacerdote até pode ser um crente fervoroso e ter tido a aparição de um Querubim ou Serafim, a recordar-lhe as determinações religiosas há séculos instituídas, e haver-lhe comunicado: “meu filho, não estamos em época de desperdiçar carne nem a fruta, porque a vida está pela hora da morte” – tem piada, que até o nosso Governo sabe disso, mas não valoriza.
Como a fé move montanhas, apesar de ter a noção de granjear grandes hipóteses de se submeter às críticas da comunidade, seguiu a orientação da sua consciência, contribuindo deste modo para o povoamento e domínio da terra, coisa de que muitos se têm abstido.
É por tudo isto merecedor desta apologia, uma vez que o clérigo fez mais do que seguir o conselho das Sagradas Escrituras., seraficamente relembradas.
Isto, a meu ver, foi um acto de coragem que não passa ao lado da reprovação social, mas que a Vontade Divina certamente vai perdoar directamente, sem sequer passar pelo Purgatório – que penso estar cá localizado, mas sem saber aonde.
Bem-haja Padre.
Abençoado seja.

António Figueiredo e Silva
Coimbra, 19/05/2019

Lembradura: Ainda não estou aderi às regras do Novo Acordo
 Ortográfico, por considerá-lo um aborto da nossa língua.  



Sem comentários:

Enviar um comentário