quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

A “PATADA” "ПАТАДА" THE "KICK"


Os infelizes são ingratos;
 isso faz parte da infelicidade deles.
(Victor Hugo)

A “PATADA”
"ПАТАДА"
THE "KICK"

Podem chamar-me o que quiserem, mas há coisas que eu repudio em absoluto. Não devo deixar mover-me por condescendência hipócrita, quando alguém, para expôr a sua opinião ou a sua sublevação, recorre a frases menos próprias contra as autoridades do país que acolheu toda a gente, das mais diversas raças, cores e credos; seja quem for. Eu não consigo abafar o meu tumulto interior, na medula do silêncio, onde a cobardia domina.
Nunca acreditei nem creio, que as autoridades policiais desanquem em quem ande as promover boas causas, ou a mendigar, seja ele branco ou prêto, amarelo ou vermelho, pedrês ou azul às riscas. Aqui não se trata de racismo, ou agressões gratuitas; trata-se sim, de fazer a reposição da ordem onde ela é devida.
É evidente que no meio de um tumulto, onde a adrenalina e o mêdo são uma constante, por enquanto ainda não existem dinamómetros, para submeter a força a aplicar com a devida correcção, por conta peso e medida. São situações em que o cérebro tem momentos em que a reacção conscienciosa ficam inerte e o único objectivo é salvar a pele de agressões iminentes, com recurso à força bruta, Compreensível.
Quando estas situações acontecem e estão envolvidas miscelâneas cromáticas onde não entra o pigmento branco, todos os aleijões que possam resultar da luta pela estabilidade cor social, são logo conotadas como reacções racistas.

Caro sr. Mamadu Ba.
Eu, já fui acolhido por um país, onde havia ordem e possuía respeito e nunca me insurgi contra os seus usos e costumes, suas leis ou tomadas de posição; seguido a filosofia de “se fores a Roma faz-te romano”, adaptei-me ao seu sistema económico social e rácico.
Por acaso não gostei. Sabe o que fiz? Agradeci ao país por me ter acolhido e “descolei” para nunca mais voltar.
O sr., a meu ver, ultrapassou as linhas da ética, que são os pilares do civismo - bom ou mau - cá instalado, promovendo um insulto às autoridades policiais criadas pelo meu Governo, o Governo de Portugal, com o objectivo de fazer prevalecer a ordem pública.
Por isso sr. Mamadu Ba, “bá bendo” se procedeu bem. Para mim, as palavras por si proferidas, considero-as incendiárias e realmente buscadas a um alguidar de racismo assimilado, com vista a “carbonizar” a paz social deste meu cantinho; por isso, não são bem-vindas para mim, e certamente para muitos portugueses pacatos, sejam eles lácteos ou multicoloridos.
Suponho que não tenha sido coagido a manter-se cá, porque ainda acredito que aqui existe uma democracia - mas não uma anarquia; como tal, certamente que terá as portas abertas e um próspero e sossegado país à sua espera, chamado Senegal.

António Figueiredo e Silva
Coimbra, 23/01/2019

Advertência: continuo um resistente
ao uso do novo Acordo Ortográfico.

  

Sem comentários:

Enviar um comentário