domingo, 23 de dezembro de 2018

UM ÍCONE DA DETA


Viver é a coisa mais rara do mundo.
A maioria das pessoas apenas existe.
(Oscar Wilde)

Esta figura soube viver.
(A. Figueiredo)


UM ÍCONE DA DETA
(Linhas Aéreas de Moçambique)

Somente ontem descobri este grupo, e no emaranhado de toda a informação nele contida, mercê da minha acção investigatória, descobri este Sr. que muito bem conheci e convivi; O Sr. Francisco Freire.
Esta é uma das figuras mais icónicas da DETA Linhas Aéreas de Moçambique, que aos noventa e cinco anos ainda mexe, e, ao que evidencia, com todo o seu intelecto aguçado - não será demasiado dizê-lo.
Minhoto de gema, suponho qua ainda mantenha o seu génio de obstinado lutador, que nunca virou as costas ao seu antagonista; foi sempre uma pessoa aparentemente quezilenta, quando as coisas não corriam à sua maneira, recorrendo por vezes às palavras mais “nobres” do léxico vernáculo minhoto, para fazer prevalecer a sua razão; não recorria a artifícios menos éticos para falar nas costas de ninguém; embora de pequena estatura, porém de alma grande, o que tinha a dizer, declarava-o nas trombas do seu interlocutor… e acabou-se a festa. A sua impulsividade era uma chancela bem cinzelada na sua maneira de ser, muito embora fosse um bom companheiro.
São estes predicados mais relevantes que mantenho nas minhas recordações.
Atrasados, mas ainda vão a tempo – pelo menos dentro do ano.
Parabéns Sr. Freire, e é meu desejo que ultrapasse o século.
Um Grande Abraço.

António Figueiredo e Silva
Coimbra, 19/12/2018

Obs: Não estou em consonância com
 o novo acordo ortográfico
 


Sem comentários:

Enviar um comentário