terça-feira, 14 de agosto de 2018

MAS C’OBRAS!


A penúria de muitos é a opulência de poucos.
(A.   Figueiredo)


MAS C’OBRAS!

Os meios de comunicação social raparam em tudo. Charêtam, charêtam, e acabam por achar coisas que não lembram ao Diabo.
De facto, os contratempos não residem nos descobrimentos em si, contudo, na incompreensão que dos mesmos se pode extrair.
Mas, caramba! Já não se podem fazer obras na casa burocrática do nosso Archiministro!? Será imperioso o homem residir numa espelunca para asseverar aos governados que está solidário com a “miséria” deste país?
As pessoas de má-fé, não sabem valorizar as dificuldades por que passa este Sr., primeiro que tudo, Primeiro-ministro – por agora, depois se verá.
Quando a fertilidade da minha imaginação não entra em greve, começa imediatamente a idealizar a situação caótica em que deve encontrar-se o “galinheiro” que temporariamente emprestámos ao nosso Chefe do Governo, António Costa.
Mascarras nas paredes antigas ultrajadas pela salmoura, que pulverizam no ar com um odor bafiento e doentio; em algumas superfícies, a tinta lasca e cai como carepas em trunfas capilares sebosas; o verniz das portas escama, dando um ar de degradação ao domicílio; os tacos do assoalhado (penso que não seja em tábua corrida, feito com madeira sobrevivente a algum incêndio), outrora polidos e brilhantes, estão embaciados, com grave aspecto de deterioração; as janelas chiam e batem por todo o lado e as suas dobradiças não resistem a não fazerem barulho à mais leve brisa procedente do Tejo; a despensa é constantemente assaltada por ratos espertos, que entendem ser um lugar que guarda grandes acepipes; os cortinados, rendados pelas teias de aranha e atacados pelos raios ultravioleta, já se encontram ruços e zangados, por estrem há muito tempo a sofrer, esticados nas mesmas argolas como chouriços ao fumeiro; as moscas, essas almas-danadas que acorrem aos maus cheiros, também fazem questão em não respeitar o espaço privado do Sr. Primeiro-ministro, face ao estado em que este se encontra; as torneiras pingam com insistência, talvez chorando a sua sorte por terem sido engastadas neste país; só dois ou três autoclismos é que devem estar a funcionar, pontos para mandar a água para o “outro lado”, hidraulicamente cantado; os floreados dos tectos - construídos em relevos de gesso - estão a rachar; enfim, é um verdadeiro pandemónio para quem lá vive, ainda que temporariamente.
E argumentam rosnando, os entendidos, que quase um milhão de euros, é uma desmedida maquia para executar as obras necessárias à aquisição da salubridade habitacional na residência de Sua Excelência, o Sr. Primeiro-ministro, António Costa.
Não vejo porquê!?
Num país em franco progresso, como Portugal, isso é uma micharia; e mais, se em comparação com os gastos astronómicos de alguns marajás, nem isso chega a ser; o muito que poderá equivaler é a umas míseras côdeas, que provavelmente faltarão na mesa de muita gente, mas isso não é importante. O importante é que quem manda, deve ser sustentado na opulência! O resto é arria-miúda.
Estou ainda em acreditar que aqueles serviços de restauro até são feitos sem grande atroada, na noite sem luar do orçamento, enquanto os portugueses dormem no aveludado enxergão de palha ou debaixo de um cartão, com a cabeça assente na almofada doentia da indiferença.
Façam-se as obras, mas…
Atenção às “cobras”.

António Figueiredo e Silva
Coimbra,14/08/2018
www.antoniofsilva.blogspot.com
    


Sem comentários:

Enviar um comentário