sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

PARA TODAS AS PESSOAS DO MUNDO

PARA TODAS AS PESSOAS DO MUNDO
(Festejem elas ou não a quadra natalícia que se aproxima)
E…
PARA TODOS OS MEUS AMIGOS
Que conheço e outros que desconheço, mas que souberam sê-lo quando reflectiram que o seu auxílio poderia ser necessário, por razões ou fundamentos que somente existem nas grandes almas e não se reprimiram em manifestá-lo, fazendo um barulho calado, que ficou gravado no silêncio de quem jamais os esquece.

(Este elemento da “PESTE GRISALHA”)


É para todos eles que quero dedicar estas linhas tricotadas de palavras singelas nesta época em que mais são evocados a paz, o amor e o entendimento entre os homens… que devia ser todos os dias, porém infelizmente não é; nem mesmo nesta temporada.
Estou ciente de que o meu anseio é de uma impossibilidade absoluta… mas ninguém me pode impedir da evidência de eu desejar. Não é só uma vez por ano que faço esta meditação, mas quase todos os dias, porque ainda não consegui compreender, porque é que o ser humano cegamente luta entre si com ódio figadal e sem sentido, mesmo sabendo que a vida é curta e o seu varrimento, a única medida de igualdade para todos os seres.
Sei que o Mundo está em convulsão perigosa impulsionada pela ambição e pela supremacia de poder, quer político quer religioso, que no fim se encaixam na mesma filosofia gananciosa.
Observo que o Homem, doente de nascença por defeito natural, escraviza-se a si mesmo sem ponta de peso na consciência, porque já nasceu sem ela; erro Divino
Eu desejava que a meditação não fosse sazonal mas que se revelasse todos os dias; que muitos seres se olhassem no espelho e se inquirissem: se és tão mau, que andas cá tu a fazer? Gostavas que te fizessem o mesmo? Não?! Então muda a tua maneira de ser e junta-te aos bons de espírito, aos simples, para ajudares a construir um Mundo melhor onde todos possamos viver em paz.
De qualquer modo, independentemente da crença de cada um e dos seus usos e costumes, segundo a minha razão, quero desejar a todos um óptimo Natal com paz e alegria, na medida do possível.

António Figueiredo e Silva
Coimbra,15/12/2017



Sem comentários:

Enviar um comentário