segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

GÓMITOS DE REVOLTA


Qualquer idiota pode ser jovem. (…)
É preciso muito talento para envelhecer.
(Millôr Fernandes)



GÓMITOS DE REVOLTA


Eu sei que faço parte dessa “PESTE”, que actualmente turva o leite daquela que foi e ainda é, uma boa vaca leiteira para muitos mamões parasitários e sem escrúpulos, quando eu podia dar o litro para mim e para eles. Eu sei!
Agora, para os seus descendentes, que foram criados com fartura de tudo, menos de educação e que dominam todo o estado social e económico desta terra árida e falida intelectual e materialmente, nós somos um estorvo. Eu percebo!
Percebo, compreendo, mas não aceito essa desprezível conotação, porque é contra os meus princípios, contra a minha maneira de ser. Afinal isto continua com a mesma cegarrega, e, como cantava Zeca Afonso, “dançam a ronda no pinhal do rei”. Para os grandes há impunidade mas não há ordem e para os pequenos há grilhetas e não há respeito por eles. É evidente que sem ordem, não há princípios e sem estes, não pode haver estima.
Nós, a “PESTE GRISALHA”, somos uma grande “manada”, não somos? Somos um pesado fardo, não somos? É por isso que a culpa é nossa, e só nossa, não é? Vendo bem, talvez assim não seja; se no meio de toda esta “incomodativa manada” tivesse havido alguns que no reconhecimento das suas defeituosas propriedades genésicas, houvessem preferido a masturbação, certamente que agora, por alguns dos seus descendentes, imberbes e de tino infantilizado, não seríamos titulados de epidemia nacional.
Era possível que a nossa administração fosse mais austera e mais justa, não permitindo que as rapinagens e negociatas fraudulentas, feitas sem rei nem roque, tivessem encontrado guarida neste pequeno rectângulo que integra a Península Ibérica. Tudo, chegaria para tudo, até para acudir à “PESTE GRISALHA”; respeitando-a, cuidando dela com afecto, ajudando-a a suportar com serenidade e mais contentamento os últimos dias que lhe restam antes de serem catapultados para o além.   
Mas tudo isto tem funcionado no sentido inverso: as falcatruas continuam, somos mal governados, o carinho pela velhice anda pelas ruas da amargura e julgam-nos carentes de tudo… até da foice sinistra da eutanásia.
Eu entendo, os estúpidos desejam, os cangalheiros ambicionam e os administradores do erário público agradecem.

António Figueiredo e Silva
   (O CONDENADO)
Coimbra, 30/01/2017

  

Sem comentários:

Enviar um comentário