terça-feira, 30 de agosto de 2016

A DIGNIDADE E A POLÍTICA

Pode haver honra entre ladrões,
mas não entre políticos.
(Lawrence da Arábia)

A DIGNIDADE E A POLÍTICA

Realmente, o afastamento entre as duas tem alongado bem a distância que cada vez mais as desarticula. Insistem em não se darem bem; não pela orientação das suas bases doutrinais, mas porque à política não interessa.
Essa virtude que outrora existia com robusta solidez e que era erigida nos alicerces da seriedade, no compromisso mútuo e mantida pela pureza responsável da palavra, foi entrando em decadência tão acelerada, que actualmente está a atingir a sua extinção, como um facto e não como uma ilusão.
Isto tem a ver com o sistema disfuncional educacional, que começa no seio familiar - o mais importante - passa pelas instituições de ensino - seu prosseguidor - e acaba na criação dos regulamentos que nos regem, que são inquinados pela manha, cuja chancela que atesta a sua realidade em que a imparcialidade é inexistente; é um autêntico embrulho atado com retesados fios tecidos por ambição e desprezo pelo semelhante. A vergonha, incrédula, vai-se escapando, deixando o seu lugar à disposição da desfaçatez e da arrogância sem fundamento.
É perante a falta de equidade de equilíbrio inseguro, por isso duvidosa, que os alcandorados fazem o que querem e dão azo às maiores vigarices, sem contudo mancharem a honra que nunca tiveram; e mais… dão-se ao luxo de etiquetarem com um preço de venda real, uma integridade nunca esteve ao seu alcance, a não ser no patamar nevoento da virtualidade, onde o carácter é uma falácia. Porque a honra, essa virtude magnífica, é pertença de todos nós, contudo, uma grande maioria não a usa e ela não reside apenas em ostentações geradoras vaidades amorfas e sem qualquer valor, mas no interior de cada um, onde a felicidade se aninha e serve de credível e robusto suporte à nossa identidade. Aqueles que, por vontade própria são “desprotegidos” pela dignidade, não passam de uma escória social porque o seu real valor está suportado apenas pela ambição materialista, sobre a qual fazem erigir compulsivamente o bom nome, sem contudo terem honorabilidade para o fazerem.    
Ser humano que se preze por ser edificativo, não deve ambicionar honras, mas honra; aparentemente iguais, mas bem diferentes no seu sentido. 
A respeitabilidade tem um valor muito superior ao do dinheiro, contudo, na actualidade, muitas mentes corroídas pela ambição, onde a honra emigrou, servem-se do património material que possuem ou da sua fama “elitista”, não passando todavia de uns broncos, para, descaradamente e com grande arrogância, manchar a honra de quem a tem, apesar da sua exemplar conduta de dignidade dentro da comunidade onde vivem, se apresentar como uma negra e lamentável realidade.
A dignidade já não serve de “moeda” de troca e afirmação de propósitos honestos; houve uma inversão de valores, em que, os sem sem valor algum, trepam como lianas na parasitagem dos materialmente mais frágeis, contudo mais virtuosos nas suas acções, e sufocam-nos com os seus tentáculos musculados pelo capital e intumescidos de fatalidade e sobranceria esclavagista.
São esses cabrões que hão-de contribuir para que as trevas desçam à terra e tudo isto termine num caos até deixar de ser ouvido o último suspiro.
Mas eles deixam cá tudo e a igualdade volta ao seu ponto inicial; estaca zero.
Então um novo ciclo recomeçará, com uma estabilidade plena, até que apareça o primeiro político para azedar a vida do ser humano em rendimento próprio.


António Figueiredo e Silva

Vila Verde/Vidago, 30/08/2016
Ou:
www.antoniofigueiredo.pt.vu



3 comentários:

  1. Boa noite! Gostaria de organizar um pequeno movimento numa rede social, no sentido de pagar a multa em que foi condenado, a propósito da sua resposta ao desbocado da "peste grisalha", se essa for a sua vontade, claro e se não se importar de dar elementos para que paguemos em conjunto, já que o deputado nos atingiu a todos.
    Cumprimentos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo. Dê-nos um NIB onde possamos fazer transferências que o ajudem a suportar essa injustiça de que foi vítima.

      Eliminar
  2. Só agora respondo, porque domino mal a internet.
    Muito obrigado pelo apoio manifestado; para esse efeito existe uma página no facebook criada por uma pessoa que desconheço; peste grisalha? nessa página existe um IBAN.

    ResponderEliminar