quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O QUEIXINHAS

O QUEIXINHAS


Perde-se na imensidão dos tempos a existência desta entidade tão típica e tão enternecedora! Tadinho!
É por natureza o personagem mais rasteiro que vagueia, meio desnorteado, pelos córregos mais baixos da nossa conjuntura social.
O Queixinhas é por deferência um especialista falhado, mas rico na criação e ampliação de situações lunáticas, que pelo seu cariz de imprestabilidade lhe vão granjear epítetos pouco abonatórios e dos quais ele não gosta, atestando esse desconforto com carpidos lamentos onde quer que se encontre; na escola primária, nas reuniões, nos debates, actualmente nos blogs, nas usuais conversas de café, nas estações de rádio, na televisão, nos jornais, e, em último recurso, até nas paredes e nas portas das retretes públicas, que talvez considerem o melhor meio de desabafar, porque escondem a cara do seu autor, apesar de muitas vezes autografados. Aproveitam ao mesmo tempo para rabiscarem um desabafo espiritual enquanto procedem a outro: o desabafo físico, forçado pelo sistema nervoso tenso, a actuar sobre os movimentos peristálticos intestinais. Que alívio!!!
O Queixinhas é o poeta falhado da nossa fauna Humana, pelas lamentações que o espírito não lhe consegue digerir e compulsivamente as tem que vomitar, para aliviar a flatulência da personalidade empanturrada.
É aquele que arranja lenha para se queimar, por não estar à altura de apagar o fogo que ele próprio ateou; é aquele que mija contra o vento, admirando-se ulteriormente da sua cor esquálida, quando se admira ao espelho; é aquele que não sabe dizer tátá sem deixar de ser tótó; em fim, é aquele que não sabe adaptar o seu mundo ao mundo em que vive, por falta de conhecimento desse mundo, e, o mais grave, de si próprio.
O Queixinhas já vem de longe! Quando eu, puto ainda, andava na escola primária, já por lá existiam alguns.
- Minha Sra., o Manel cagou-se!... Minha Sra., o Jaquim atirou-me um bocado de ranheta!...
Mas isto era dito com uma entoação musical bastante engraçada e própria de criança.
Claro que os queixinhas começam sempre de pequeninos, acabam por se tornarem graúdos e assim continuarão até que a vida os perca de vista.
Evidenciando o seu estado de maturidade física mas não intelectual, ele é semelhante ao velho queixinhas da escola do a, e, i, o, u, contudo de forma diferente, devido ao avanço tecnológico, que permite uma maior e mais rápida divulgação dos ressentimentos que sente e por debilidade própria é incapaz de estancar.
- … Sra. Professora, até andam p’raí àboar umas coisitas que dizem e escrevem sobre mim e não são verdades puras, mas talvez parciais, se bem que, com grande incidência na certeza.
E interiorizando o pensamento prensado e gemido no sarcófago da alma, num compulsivo e sepulcral silêncio, “diz”: dê-lhe doze palmatoadas em cada mão.
O Queixinhas é assim!?... Conhecem-no?...
Existem muitos!


António Figueiredo e Silva
Coimbra

Blog: www.antoniofigueiredo.pt.vu

Sem comentários:

Enviar um comentário